segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Estamos na Mídia
Em entrevista com a Mãe de Santo do Terreiro Tanuri Junsara, Juliana Paes fala que é Umbandista e questiona a discriminação sobre o sagrado Orixá Exú !
Programa exibido na Rede Globo no Mais Você em Outubro/2009.
Excelente matéria! Viva o povo de santo!
domingo, 8 de novembro de 2009
Festival de curimba
A realização do evento foi um sucesso, toda a diretoria de FENUG está de parabéns, apesar de todas as divergências com as religiosidades de cunho afro, as cadeiras do Teatro Adamastor não foram suficientes para atender todo o público presente, e fica aí uma canja da apresentação do Grupo Filhos do Axé!
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Professora Yonar Peixoto
A prof. Yonar é Especialista em teologia pela PUC/SP, além de ser pedagoga e bacharel em línguas portuguesa e inglesa.Mãe Pequena de umbanda, formada em sete graus de magia pelo colégio Tradição de Magia Divina.Mantém uma coluna mística no jornal Folha Afro de Guarulhos , e na Folha de Bonsucesso, É escritora de livros infantis nessa área e taróloga. Ministra cursos exotéricos pela entidade "Núcleo Assistencial e Cultural Templo Vivo" sem fins lucrativos. Atualmente é professora na rede pública de ensino, ministra palestras teológicas em instituições é presidente do Grupo Somos Filhos de Orixá.
Não aceita o título de presidente, e costuma dizer:
“Esse título é para efeito de cartório, sou apenas porta-voz dos meus irmãos de Fé”; costuma apresentar-se como representante do grupo, pois quando seus parceiros não concordam ela é a primeira a acatar as decisões dos companheiros.
Não aceita o título de presidente, e costuma dizer:
“Esse título é para efeito de cartório, sou apenas porta-voz dos meus irmãos de Fé”; costuma apresentar-se como representante do grupo, pois quando seus parceiros não concordam ela é a primeira a acatar as decisões dos companheiros.
T.U. Caboclo 7 Matas
É uma instituição de cunho religioso considerado como Sociedade de Utilidade Pública pelo Decreto Lei no. 1599 de 1965. Nossa instituição está registrada como Núcleo Assistencial Cultural Templo Vivo e dentro do núcleo também funciona o “Templo de Umbanda Caboclo Sete Matas”. Com atividades semanais, diferente de tudo que falam sobre a falta de assistencialismo, contamos com um grupo mediúnico que faz toda a diferença na região de Bonsucesso onde trabalha, seja no auxílio a crianças carentes, a famílias carentes, ou pessoas idosas. Regularmente contribuem com o asilo e com as crianças da região na prática da caridade. CARIDADE É DADA NAS AÇÕES, NAS PALAVRAS E NOS PENSAMENTOS. Esse é o lema da nossa presidente Mãe Iraci, seu trabalho assistencial tem mais de 20 anos em Guarulhos.
N.A.C.Templo Vivo
N.A.C. Templo Vivo
Folha Afro de Guarulhos
A Folha Afro de Guarulhos é uma obra filantrópica que que tem por objetivo divulgar a cultura de matrizes africanas, repudiar todo e qualquer tipo de intolerância racial, religiosa ou exclusão social. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores não refletindo, necessariamente, a opinião deste veículo. As matérias e artigos veiculados neste podem (e devem!) ser reproduzidos em qualquer veículo de comunicação desde que citado autor e fonte.Tem como presidente prof. Emmanuel, bacharel em Letras,especialista em Língua Estrangeira Antiga (Latim) pela PUC. Especializou-se em História da África pela Universidade Bandeirantes. Professor Emmanuel, trouxe para Guarulhos um ideal de formação política nas questões religiosas, num momento em que todos diziam sim, às imposições criadas pela maioria ele resolveu questionar por quê? E assim começou sua trajetória diante da intolerância que existe nos grupos dentro da própria religiosidade, com idéias inovadoras, tornou-se reconhecido pelos grupos de matizes africanas e respeitado. Hoje ministra cursos universitários sobre história da África, leciona em São Paulo e Guarulhos, é vice presidente do N.AC. Templo Vivo e dirige o Jornal Folha afro de Guarulhos
Lançamento do jornal
UMUG-União Municipal Umbandista de Guarulhos
Quando assumiu a presidência da União de Tendas, Pai Jamil Rachid, prometeu realizar esta festividade por 50 anos (CINQUENTA ANOS), sua promessa foi cumprida. Nestes 50 anos de Festas de São Jorge, 37 deles foram realizadas no Ginásio do Ibirapuera, onde a União de Tendas foi a pioneira em fazer uma festa de Umbanda dentro de um Ginásio de Esportes. Inovou, com apresentações de grupos de danças, de capoeira, de bandeiras (Legionários da Umbanda), Corpo de Bombeiros carregando a imagem de São Jorge acompanhados pela Cavalaria da Polícia Militar, junto com a banda de Clarins Dragões da Independência, também da Polícia Militar. Então, percebam que “aqueles que nos perseguiam, batiam e prendiam, estão acompanhando São Jorge dentro do Ginásio e na rua, pois a procissão era imensa e muito bonita. Houve um ano que faltava dinheiro para realizar a festa, mas Pai Jamil não se abalou e vendeu um carro de sua propriedade para cumprir com os compromissos. 50 anos de Homenagens, encerrou-se no ano de 2007, “a maior festa no mundo”, todo em homenagem a um Orixá, realizada em local fechado, e que ficou conhecida internacionalmente! Hoje também é presidente do Vale dos Orixás em Juquitiba, e da Umug União Municipal Umbandista de Guarulhos, onde todos os anos vem realizando no Thomeuzão a Festa em Homenagem aos Pretos Velhos!
Pai Jamil Rachid é sem dúvida uma das mais notáveis personalidades da Umbanda.
Pai Jamil Rachid é sem dúvida uma das mais notáveis personalidades da Umbanda.
Festa dos Pretos Velhos no Thomeuzão!
FENUG-Federação Núcleo Umbandista de Guarulhos
Ogã Oscar é Presidente da FENUG (Federação Núcleo Umbandista de Guarulhos) sua Federação está localizada na Vila Augusta, em Guarulhos, são inúmeras as realizações da FENUG dentre elas podemos citar a IV Festa em Homenagem ao Orixá Oxoce e o V encontro de Curimba da cidade de Guarulhos, onde todos os anos podemos contar com várias personalidades da Umbanda e Candomblé.Os eventos são sempre dirigidos com muita competência e sobriedade não deixando de ressaltar o carinho e apreço que o Ogã Oscar tem pelos associados da FENUG que auxiliaram em todas as realizações dos eventos.
sábado, 17 de outubro de 2009
Federação Espiritualista Reino de Oxalá
Poderíamos citar o vasto currículo do Presidente Pai Varela como um dos maiores baluartes vivos da Umbanda, porém, este não é nosso intuito, pois suas realizações já falam por si. Citaremos o mínimo: é o realizador da festa de Cosme Damião onde congrega milhares de crianças tendo como destaque o bolo de 4.000 kg e 15.000 pacotes de brinquedos; é hoje o único Umbandista em todo o Brasil a levar 3.500 pessoas numa encruzilhada para saudar a força do Exu Rei Tiriri e ainda serve um jantar para seus convidados; seu trabalho em prol da Umbanda já se destaca como manchete em vários jornais e revistas de maior destaque no Brasil tais como Revista Veja, Planeta, Isto É, Cruzeiro e Revista Raça. Nesta relação, acaba de receber o Prêmio Zumbi do Palmares entregue pela Câmara Municipal e o Jornal Metropolitano ambos da cidade de Guarulhos e é idealizador da grande corrente ecumênica de orações a Bento do Portão, em Santo Amaro, no mês de julho, tendo construído o túmulo e propagado esta corrente para várias partes do mundo. Pai Varela também é Embaixador do Parlamento Mundial da Paz.
Intecab - Guarulhos
Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileiro com 09 Coordenações Estaduais, desenvolveu-se pelo longo processo Nacional no decorrer de um grande movimento Internacional ,promovido através das Conferencia Mundial da Tradição dos Orixás e Cultura – COMO PROPOSTAS DE TRABALHO DO INTECAB - Contamos com Ações Afirmativas, Alfabetização na Melhor Idade, Cartilhas explicativas, Cursinhos Pré-vestibulares, Fóruns, Geração de Renda, Novos Núcleos, Políticas Públicas, Saúde nos Terreiros, Seminários Temáticos: Crianças nas Comunidades de Terreiros, Juventude e sua Participação na Religiosidade, Nossos anciãos, As Mulheres sua Religiosidade e sua Família.Contamos com Pai Carlos d'Oxum na coordenação do núcleo de Guarulhos.
Nafro - PM
Com o crescimento em todo o país, das manifestações de Intolerância Religiosa, a ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RELIGIOSA E BENEFICENTE “COMUNIDADE DE OYÁ E DE OGUN” se propôs a organizar mais um projeto, que contribuísse com o processo de resistência, contra a discriminação e o preconceito.
Desta vez o segmento escolhido foi o formado pelos adeptos das Religiões Afro-brasileiras, que eram Policiais Militares.
Inspirado num trabalho semelhante, já existente no Estado da Bahia, o NAFRO-PM/SP surgiu de uma conversa e sugestão de um dos seus integrantes, o Babalorixá Pece de Oxumarê, liderança Religiosa da Casa de Oxumarê – Salvador/BA, que informou ao Babalorixá Flávio de Yansan que um Grupo de Policiais Militares, adeptos dos cultos afro-brasileiros, formavam o NAFRO-PM/BA e, que no Estado de São Paulo, os PM´s dos cultos afros, também poderiam se organizar para realizar uma ramificação do NAFRO baiano.
Inspirado num trabalho semelhante, já existente no Estado da Bahia, o NAFRO-PM/SP surgiu de uma conversa e sugestão de um dos seus integrantes, o Babalorixá Pece de Oxumarê, liderança Religiosa da Casa de Oxumarê – Salvador/BA, que informou ao Babalorixá Flávio de Yansan que um Grupo de Policiais Militares, adeptos dos cultos afro-brasileiros, formavam o NAFRO-PM/BA e, que no Estado de São Paulo, os PM´s dos cultos afros, também poderiam se organizar para realizar uma ramificação do NAFRO baiano.
Sabendo que na Polícia Militar do Estado de São Paulo, existiam representantes de outros credos, o Babalorixá Flávio de Yansan achou que também seria um direito dos Cultos Afro-brasileiros serem representados na PM Paulista, entendendo que desta forma o Estado Laico, definido na Constituição Federal do Brasil de 1988, estaria sendo fortalecido.
Assim o NAFRO-PM/SP tornou-se uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo, educacional, social e religioso, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigirem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.Nosso representante em Guarulhos é o Capitão Mário ou Pai Mário como é carinhosamente conhecido.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Ilú Obá De Min
Mãe Dida vem acompanhada do Grupo Ilú Obá De Min.
Educação, Cultura e Arte Negra é uma entidade feminina, sem fins lucrativos, surgiu ao longo de vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais tendo como base, as culturas de matriz africana e afro-brasileira.
O objetivo da entidade é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques e da corporeidade, além de abrir novos espaços, de maneira lúdica e responsável, visando o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.
Educação, Cultura e Arte Negra é uma entidade feminina, sem fins lucrativos, surgiu ao longo de vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais tendo como base, as culturas de matriz africana e afro-brasileira.
O objetivo da entidade é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques e da corporeidade, além de abrir novos espaços, de maneira lúdica e responsável, visando o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Nossos Parceiros
Em Julho, aconteceu em Guarulhos a assembléia de eleição de diretoria do Grupo Somos Filhos deOrixá, idealizado pelo Secretário de Educação Sr. Moacir de Sousa pela FENUG (Federação Núcleo Umbandista de Guarulhos). O evento contou com várias personalidades da Umbanda e Candomblé. Agradecemos, o apoio dos seguintes participantes: Pai Varela, presidente da Federação Espiritualista Reino dos Orixás, ao Pai João Miranda, vice-presidente da UMUG, ao Pai Carlos de Oxum, da Intecab, ao Nafro PM, ao Pai Emmanuel, da Folha Afro de Guarulhos, ao Ogã Oscar da FENUG, à Mãe Yonar de Iançã, autora dos livros infantis “Atividades de Orixá” que representava o Secretário da Educação Sr. Moacir de Souza, e também a nossa querida Mãe Dida. Além das autoridades citadas, o evento contou com a presença de vários amigos e ilustres irmãos de fé de São Paulo que abrilhantaram a festa, além dos trabalhadores das religiões de matizes afro de Guarulhos. As Federações tem compreendido a importância da união, diante disso tivemos a honra de conversar com os líderes de Guarulhos para realizarmos um trabalho que compreenda nossas dificuldades, um trabalho que tenha representatividade política, religiosa e acima de tudo justiça social, estamos desenvolvendo um projeto e anunciamos a composição do grupo "SOMOS FILHOS DE ORIXÁ", onde presidentes de Federações, Líderes Religiosos e simpatizantes de nossa causa poderão contar com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, junto com o Secretário da Educação Moacir de Souza, que mostrou-se totalmente solidário às nossas causas e reinvindicações. Num passado não muito distante eventos como esse, de grande monta, só eram possíveis em outras cidades, como São Paulo.
Hoje, temos nossos próprios eventos, aqui está Guarulhos.É nossa cidade mostrando que temos representatividade, garra e união.
Convém ainda citar que, nas religiões de matizes africanas ninguém é obrigado a aceitar nada, mas o conhecimento é adquirido naturalmente da mesma forma a própria religião evolui e se adapta. Não somos de uma seita religiosa. Somos de uma religião que tem seus próprios fundamentos. Cada um ou cada grupo realiza seus trabalhos, sessões, segundo seus próprios preceitos. Cada casa, templo ou tenda é diferente entre si, mantendo o preceito fundamental que é a caridade. Assim sendo, cada um dos núcleos são centros ou espaços sagrados. O que há em comum é a essência e não a forma!A Umbanda é, oficialmente, muito nova (se compararmos com outras religiões, a Umbanda tem 100 anos). Porém, se não estamos nem ‘engatinhando’ em termos de religião oficial, sabemos que, nossa religião é milenar, pois já existia em tempos imemoráveis.
Hoje, temos nossos próprios eventos, aqui está Guarulhos.É nossa cidade mostrando que temos representatividade, garra e união.
Convém ainda citar que, nas religiões de matizes africanas ninguém é obrigado a aceitar nada, mas o conhecimento é adquirido naturalmente da mesma forma a própria religião evolui e se adapta. Não somos de uma seita religiosa. Somos de uma religião que tem seus próprios fundamentos. Cada um ou cada grupo realiza seus trabalhos, sessões, segundo seus próprios preceitos. Cada casa, templo ou tenda é diferente entre si, mantendo o preceito fundamental que é a caridade. Assim sendo, cada um dos núcleos são centros ou espaços sagrados. O que há em comum é a essência e não a forma!A Umbanda é, oficialmente, muito nova (se compararmos com outras religiões, a Umbanda tem 100 anos). Porém, se não estamos nem ‘engatinhando’ em termos de religião oficial, sabemos que, nossa religião é milenar, pois já existia em tempos imemoráveis.
Assinar:
Postagens (Atom)