quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fetuncam

Mãe Dida é Presidente da FETUNCAM seu terreiro de candomblé, fica no bairro do Cecap, em Guarulhos, na foto num momento de descontração de um ensaio, em entrevista pra Folha Afro de Guarulhos.

Ilú Obá De Min

Mãe Dida vem acompanhada do Grupo Ilú Obá De Min.
Educação, Cultura e Arte Negra é uma entidade feminina, sem fins lucrativos, surgiu ao longo de vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais tendo como base, as culturas de matriz africana e afro-brasileira.
O objetivo da entidade é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques e da corporeidade, além de abrir novos espaços, de maneira lúdica e responsável, visando o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.








Grupo Ilú Obá De Min

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Nossos Parceiros


Em Julho, aconteceu em Guarulhos a assembléia de eleição de diretoria do Grupo Somos Filhos deOrixá, idealizado pelo Secretário de Educação Sr. Moacir de Sousa pela FENUG (Federação Núcleo Umbandista de Guarulhos). O evento contou com várias personalidades da Umbanda e Candomblé. Agradecemos, o apoio dos seguintes participantes: Pai Varela, presidente da Federação Espiritualista Reino dos Orixás, ao Pai João Miranda, vice-presidente da UMUG, ao Pai Carlos de Oxum, da Intecab, ao Nafro PM, ao Pai Emmanuel, da Folha Afro de Guarulhos, ao Ogã Oscar da FENUG, à Mãe Yonar de Iançã, autora dos livros infantis “Atividades de Orixá” que representava o Secretário da Educação Sr. Moacir de Souza, e também a nossa querida Mãe Dida. Além das autoridades citadas, o evento contou com a presença de vários amigos e ilustres irmãos de fé de São Paulo que abrilhantaram a festa, além dos trabalhadores das religiões de matizes afro de Guarulhos. As Federações tem compreendido a importância da união, diante disso tivemos a honra de conversar com os líderes de Guarulhos para realizarmos um trabalho que compreenda nossas dificuldades, um trabalho que tenha representatividade política, religiosa e acima de tudo justiça social, estamos desenvolvendo um projeto e anunciamos a composição do grupo "SOMOS FILHOS DE ORIXÁ", onde presidentes de Federações, Líderes Religiosos e simpatizantes de nossa causa poderão contar com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, junto com o Secretário da Educação Moacir de Souza, que mostrou-se totalmente solidário às nossas causas e reinvindicações. Num passado não muito distante eventos como esse, de grande monta, só eram possíveis em outras cidades, como São Paulo.
Hoje, temos nossos próprios eventos, aqui está Guarulhos.É nossa cidade mostrando que temos representatividade, garra e união.
Convém ainda citar que, nas religiões de matizes africanas ninguém é obrigado a aceitar nada, mas o conhecimento é adquirido naturalmente da mesma forma a própria religião evolui e se adapta. Não somos de uma seita religiosa. Somos de uma religião que tem seus próprios fundamentos. Cada um ou cada grupo realiza seus trabalhos, sessões, segundo seus próprios preceitos. Cada casa, templo ou tenda é diferente entre si, mantendo o preceito fundamental que é a caridade. Assim sendo, cada um dos núcleos são centros ou espaços sagrados. O que há em comum é a essência e não a forma!A Umbanda é, oficialmente, muito nova (se compararmos com outras religiões, a Umbanda tem 100 anos). Porém, se não estamos nem ‘engatinhando’ em termos de religião oficial, sabemos que, nossa religião é milenar, pois já existia em tempos imemoráveis.